Hoje um dos grandes nomes da música Pop dos anos 80 e 90, completa 51 anos de idade e este post é dedicado ao grande Curth Smith!
Nascido aos exatos 24 de junho de 1961 em Bath, Inglaterra, onde ainda adolescente conheceu seu parceiro musical Roland Orzabal e juntos fundaram o Tears For Fears. Mas antes disto, Curth e Orzabal passarm por outras bandas. Um delas, o Graduate, para a qual Curth aprendeu a tocar baixo sozinho. Ainda antes do Tears For Fears, com o fim do Graduates, Curth e Roland se juntaram a Pete Byrne e Rob Fisher para formarem a banda Neon. Quando as duas bandas foram desfeitas, Curth e Orzabal fundaram então, o Tears For Fears. Curth cresceu em Bath, na região de Snow Hill (tema de sua música Snow Hill0 e frequentou a Escola Cliff Beechen.
Em 1982, casou-se com sua primeira esposa, Lynda "Lynne" Altman, com a qual não teve filhos e se divorciou em 1988. Ele então começou um relacionamento com a executiva de marketing Laura "Frances" Pennington. Eles se casaram em 1996 e agora residem em Los Angeles com suas duas filhas, Diva e Wilder, nascida em 1999 e 2004, respectivamente. Curt se tornou um cidadão naturalizado nos EUA em 2007.
Depois de deixar o Tears For Fears em 1992, lançou seu primeiro álbum solo em 1993, Soul On Boards. O álbum foi sucesso no Reino Unido e não foi liberado em todos os EUA. Mesmo sendo considerado pelos críticos um álbum bom que não obteve sucesso, Smith afirmou mais tarde que ele fez o álbum apenas para cumprir seu contrato com a gravadora Phonogram / Mercury.
Depois de se mudar para Nova York, fundou com o guitarrista e produtor Charlton Pettus, o Mayfield. A banda era ao vivo, lançou um álbum alto-intitulado, sem sucesso e se desfez.
Smith ocasionalmente colabora com outros artistas. Ele trabalhou com a cantora francesa So (Sophie Saillet) fornecendo vocais em sua faixa "Les Autres", e os dois trabalharam juntos novamente na música de Smith, "Seven Of Sundays" (Saillet também apareceu em dois vídeos para a música). Smith também é destaque na trilha O Bureau Shadow 2011 "Não se entregar" com a artista Linda Morango, inspirado no filme Austrália de 2010 Griff o Invisível. Em maio de 2011, Smith twittou que ele estava trabalhando em uma faixa com JunkieXL, que tem ainda a ser lançado.
Em agosto de 2010, Smith estreou uma série web música ao vivo, "Stripped Down Live With Curt Smith", que ele produz, juntamente com seu empresário Arlene Wszalek eengenheiro de Stream, Mike Rotman. Cada episódio é dedicado a um único artista em destaque. A banda ou músico toca versões acústicas de suas canções (o show é transmitido ao vivo via Ustream), Curt os entrevista entre as séries, bem como tendo perguntas de expectador via Skype e sala de chat do programa. A partir de Janeiro de 2011, Smith disse que não faria outra temporada da série.
Tears For Fears, a volta
Em 2000, a rotina de obrigações na papelada judicial, levou Orzabal e Curth a primeira cpnversa em quase uma década. Os dois remendaram suas diferenças e, juntamente com o sócio de Smith Charlton Pettus, começaram a escrever um novo álbum –Everybody Loves A End Happy - lançado em 2004. Antes disso, "Mad World" foi coberto por Michael Andrews e Gary Jules para a trilha sonora do filme Donnie Darko. Foi lançada como um single e alcançou no.1 no Reino Unido durante o Natal de 2003. O interesse re-acendeu único em trabalhos anteriores do grupo e seu maior álbum de sucessos 1992 foi re-lançado e re-entrou no Top 10 do Reino Unido durante várias semanas, conquistando seu segundo disco de platina no Reino Unido.
Site oficial de Curth Smith
http://curtsmithofficial.com/
Mais uma vez, parabéns Curt Smith!
Nenhum comentário:
Postar um comentário